O melhor SSD para o seu PlayStation 5

SSD

A Sony, por meio da linha de consoles PlayStation, tem proporcionado ao longo do tempo experiências de jogo refinadas que foram aprimoradas a cada novo lançamento.

Em seu último lançamento, o PlayStation 5consegue aprimorar notavelmente a qualidade dos seus gráficos, e essa qualidade é uma das grandes diferenças em relação às suas versões anteriores.

No entanto, para que essa qualidade seja mantida em alto nível, é necessário que seja acompanhada por uma grande capacidade de armazenamento.

Com base nesse conceito, essa versão foi aprimorada em muitos aspectos, sendo um deles a possibilidade de expandir a memória por meio do uso de unidades SSD.

Esse dispositivo nos permite ampliar notavelmente a capacidade de armazenamento, melhorar ou manter belas imagens e reduzir os tempos de resposta, características que atraem até os usuários mais exigentes.

O que é um disco SSD?

O disco SSD é uma unidade de estado sólido de alta velocidade cuja função é expandir a memória de forma externa, aumentando assim a capacidade de armazenamento do console e trazendo grandes benefícios.

Como é memória externa ao console, pode ser formatada e recarregada quantas vezes quisermos, proporcionando melhor qualidade de imagem e resposta, além de expandir a capacidade para que possamos carregar mais jogos sem depender de estar online ou de desfrutá-los com melhor definição, proporcionando uma experiência de jogo superior e incomparável em relação às suas versões anteriores.

Por que adicionar um SSD ao seu PS5 é uma excelente opção?

Este tipo de memória nos proporciona versatilidade e rapidez, pois ao mesmo tempo que aumenta nossas possibilidades de ação com o console, também libera a capacidade original do mesmo, alcançando um desempenho imensamente superior.

O cartão SSD, uma vez instalado no console, pode ser usado para armazenar, seja para baixar, copiar ou iniciar jogos, mas também para baixar aplicativos multimídia.

Além disso, o PS5 nos dá não só a oportunidade de adicionar capacidade por meio de uma memória externa, mas também por meio do dispositivo USB expandido, o que nos garante um desempenho a níveis extremos e total liberdade de ação.

SSD

Como adicionar um SSD ao PS5?

Como primeira medida, o ideal é fazer isso com calma, em um local bem iluminado e com as ferramentas adequadas. Recomendamos que você elimine a estática que possa ter em seu corpo, a maneira mais fácil de fazer isso é tocando algo metálico com descarga à terra. Este passo é importante porque você pode danificar o disco ou até mesmo o console se entrarem em contato com a estática.

Se você está usando o SSD no console pela primeira vez, a primeira coisa que você terá que fazer é formatá-lo após instalá-lo. Mas cuidado, pois uma vez que você faça isso, todas as informações que você tem armazenadas nele serão apagadas. E esses dados, uma vez apagados, não poderão ser recuperados, por isso preste atenção especial neste passo para não perder nenhum dado que seja realmente importante.

Lembre-se também da importância de não interromper esses processos, pois podem ser danificados ou perdidos alguns dados se isso acontecer, o que não é o que estamos procurando nem o que desejamos.

A maioria dos SSDs vem com o dissipador de calor incorporado, o que é o cenário ideal, mas se não for o caso, é aconselhável instalar um para evitar que as altas temperaturas danifiquem a memória ou as informações armazenadas nele.

Qual é a diferença entre SSD e armazenamento expandido USB?

A maior diferença é que a primeira é incorporada ao console enquanto a outra é conectada de forma externa, e isso tem suas consequências em termos de velocidade e fluxo de dados principalmente.

Com o SSD podemos realizar as ações de forma direta e com grandes volumes de informação a uma velocidade realmente admirável. Esses discos nos permitem jogar, baixar e atualizar títulos no mesmo espaço e a uma grande velocidade.

Por outro lado, temos o armazenamento expandido de USB que, embora seja um recurso válido e que pode nos ajudar em certas situações, sua velocidade é a maior das desvantagens que possui, além de todo o trabalho de transferência de dados que envolve, seja para baixar, jogar ou atualizar, tornando seu uso uma tarefa um tanto mais complexa.

Quais são os melhores SSDs para o PlayStation 5?

Aqui mencionamos os três mais destacados, embora existam muitas opções no mercado, uma vez que o setor tecnológico evolui e inova constantemente.

990 PRO com dissipador incorporado da Samsung

O primeiro escolhido é um modelo da empresa Samsung, de alto desempenho e representa um dos dispositivos mais rápidos que podemos encontrar no mercado.

Sua proposta inclui versões de 1, 2 ou 4 TB de armazenamento, possui um controlador de última geração e vem com o dissipador de calor incorporado para evitar que o equipamento superaqueça, oferecendo portanto um acessório de primeira categoria que proporciona um excelente desempenho e grande confiabilidade.

MP600 Pro LPX da Corsair

Este disco, além de ser de alto desempenho, está otimizado e adaptado para uso no PlayStation 5. Possui uma velocidade de outro nível e consegue melhorar notavelmente o desempenho do console.

Devido à sua grande velocidade e alto desempenho, vem com o dissipador de calor incorporado fabricado em alumínio e, como um plus de conforto e qualidade, encaixa perfeitamente no slot destinado à expansão de armazenamento que o console tem integrado.

É tão potente que oferece versões de até 8 TB, mas por uma questão de compatibilidade, o PS5 só admite até 4 TB, sem dúvida um dos dispositivos mais completos que encontramos no mercado.

Fury Renegade com dissipador incorporado da Kingston

Por fim, um Kingston. Esta marca de grande renome no mundo tecnológico não poderia ficar de fora entre os escolhidos. Este modelo não é muito diferente dos mencionados anteriormente, apenas o fabricante lhe confere certo prestígio.

Como os anteriores, é um disco de alto desempenho, projetado para ser usado no PlayStation 5 e, portanto, apresenta grandes velocidades de leitura e escrita. Por compatibilidade sua capacidade chega a 4 TB e vem com um dissipador incorporado para evitar que as altas temperaturas danifiquem o equipamento.

João Henrique Lima

João Henrique Lima é um estudante dedicado de Engenharia Civil no Brasil. Com paixão por projetos estruturais e inovação, ele busca aplicar seus conhecimentos para contribuir com o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up