Estender a vida útil de nossos tablets
Se há algo que podemos constatar diariamente, é a presença da tecnologia ao redor do mundo. Cada vez mais pessoas, graças à expansão dos dispositivos móveis, podem acessar diferentes funções que não apenas facilitam as tarefas diárias, como trabalho e estudo, mas também ampliam consideravelmente as possibilidades de lazer.
Com os dispositivos tecnológicos atuais, que não se limitam necessariamente a televisões ou computadores desktop, é possível encontrar uma série de novas possibilidades que, até algumas décadas atrás, eram simplesmente impensáveis. Os tablets, por exemplo, se tornaram verdadeiros aliados na leitura de todo tipo de textos, inclusive romances gráficos e desenhos.
Por esse motivo, há uma questão que permeia a mente daqueles que já possuem tablets e daqueles que pretendem adquirir um: acelerar o tablet para melhorar o desempenho geral.
Os tablets, opções diversas para tarefas diversas
A possibilidade de ter ao alcance de um toque toda uma biblioteca em um tablet, sem dúvida, deve ser vista como um avanço tecnológico único, completamente diferente da noção física de estantes cheias de livros. A conveniência, nesse caso, está em ter acesso total e instantâneo a um grupo de consumos culturais literalmente na palma da mão, sem a presença avassaladora de toneladas de papel.
No entanto, esse modelo tecnológico não se limita apenas à leitura em tablets. Ou, em todo caso, não apenas para uso em momentos de lazer. Estatísticas importantes ao redor do mundo destacaram o uso desses dispositivos em ambientes de trabalho ou universidades.
No caso do trabalho, especificamente aqueles que envolvem tecnologia e redes sociais, são incrivelmente eficazes, pois permitem o armazenamento de redes sociais, plataformas de vídeo e streaming. Como trabalhamos com aplicativos, o tablet funciona como um apêndice fundamental para as necessidades dos trabalhos contemporâneos.
Os tablets e seu uso cotidiano
Além disso, a possibilidade de ter em um único dispositivo aplicativos, redes sociais e a capacidade de tirar fotos e vídeos (muitas vezes em HD e nos modelos mais recentes em 4K) torna os tablets dos novos anos vinte um elemento completamente indispensável para a vida cotidiana no trabalho, assim como para os estudantes.
Nesse sentido, quem estuda terá ao alcance uma boa quantidade de material sem a necessidade de imprimir uma tonelada de anotações que, eventualmente, poderiam ser descartadas. Sem mencionar necessariamente os benefícios ecológicos que essa transição para a tecnologia de ponta em substituição ao papel permite, a escolha de um dispositivo móvel como o tablet também oferece outras perspectivas a serem consideradas.
As apresentações por meio de gráficos e a possibilidade de acessar a internet para verificar informação se tornaram uma grande ajuda nos ambientes acadêmicos de alto nível. Em uma pesquisa recente, foi demonstrado que quase 90% dos estudantes universitários utilizam tablets não só para apresentar trabalhos, mas também para gerenciar corretamente o material bibliográfico do curso.
Os tablets e o estudo
Além disso, como mencionamos, é possível realizar leituras de fácil acesso. As plataformas que permitem o acesso ao download gratuito ou compra de e-books formam um ecossistema de aprendizado no qual os estudantes parecem não apenas se adaptar a essas tecnologias como parte de uma evolução cotidiana, mas ao fazer isso, promovem um padrão que sugere uma análise, seleção e pesquisa.
Ou seja, desenvolver (graças à multiplicidade de fontes em uma rede global de compartilhamento, como o Google) a capacidade de julgar para avaliar a melhor opção ao ler um artigo acadêmico, fazer uma entrega, participar de aulas e até mesmo a possibilidade de acessar empregos universitários, como estágios em cátedras de professores prestigiosos. Em certo sentido, a tecnologia democratiza.
Considerando essa série de variáveis que colocam a tecnologia móvel e os tablets em particular como eixos paradigmáticos para a evolução das possibilidades criativas, tanto no trabalho quanto no lazer e na educação, é preciso se perguntar não só como potencializar esses dispositivos diariamente, mas também como prolongar sua vida útil.
Formas e maneiras de otimizar nosso tablet
Em poucas palavras, não é menos importante questionar como melhorar o desempenho dos tablets ou otimizar sua velocidade e desempenho. Para fazer isso, talvez seja necessário levar em consideração uma série de passos. Ou, melhor dizendo, dicas. Por exemplo, desinstalar e desativar aplicativos que não utilizamos, seja para liberar espaço ou para evitar que o tablet fique lento se tivermos plataformas ou processos em segundo plano.
Também é importante reservar um momento para liberar espaço na memória. Esse ponto pode ser um pouco tedioso, já que os elementos descartáveis ou indesejados se acumulam facilmente em nossos dispositivos, e dedicar o tempo para fazer isso diariamente pode ser um pouco cansativo. No entanto, cultivar o hábito de liberar armazenamento pode ser incrivelmente benéfico para nosso tablet antigo.
O uso de tablets e sua vida útil
Isso ocorre com trabalhos e atividades que envolvem tentativa e erro, como gravações ou fotografias, por exemplo. Imaginemos várias tomadas para um vídeo no Instagram ou fotos e vídeos para o TikTok, que podem não apenas levar várias horas, mas também consumir muito armazenamento. Dedique um momento para descartar todo o material que não é mais necessário ao finalizar é uma opção mais do que eficaz.
Outra maneira eficaz de estender a vida útil de nosso tablet é instalar antivírus e realizar operações de limpeza como um hábito, pelo menos semanalmente. Algumas dessas possibilidades nos oferecem a oportunidade de potencializar não apenas os aplicativos armazenados em nosso tablet, mas também nos proporciona uma vantagem única: estender de maneira notável a vida útil desses dispositivos tão úteis.
Deixe um comentário