Bicicleta elétrica vs. bicicleta motorizada: qual é a melhor?

Bicicleta elétrica vs. bicicleta motorizada

Está pensando em comprar uma bicicleta e não sabe por onde começar a enfrentar o variado catálogo de ofertas? Neste guia, propomos um passeio pelas principais diferenças entre as bicicletas elétricas e as motorizadas. Encontre as informações para fazer sua compra aqui.

Bicicleta elétrica e bicicleta motorizada: principais diferenças

Qual é a melhor bicicleta, elétrica ou motorizada? O que determina uma bicicleta elétrica e o que caracteriza uma bicicleta motorizada? Alguns dos fatores mais destacados são:

Elementos principais

O que caracteriza uma bicicleta elétrica? Para aqueles que estão procurando os benefícios de um veículo tradicional, mas não querem enfrentar o esforço do pedal, a bicicleta elétrica é uma solução prática. Isso se deve ao fato de que inclui um motor elétrico que, graças ao impulso oferecido por sua bateria recarregável, pode ajudar o ciclista e tornar o pedal mais leve. Assim, consegue diminuir o esforço físico necessário.

No entanto, deve-se levar em conta que não elimina a necessidade de pedalar, pois o movimento é necessário para ativar o motor e a bicicleta funcionar.

Bicicleta elétrica e bicicleta motorizada

A bicicleta motorizada, por outro lado, pode ser comparada a uma motocicleta, pois inclui um motor de combustão interna. Estes motores eliminam a necessidade de pedalar, pois fornecem propulsão total. São esses motores, também, que ajudam a atingir velocidades mais altas do que as bicicletas elétricas. Graças a isso, são perfeitas para aqueles que precisam percorrer longas distâncias em pouco tempo.

Manutenção do motor

Como mencionamos, uma carga periódica de bateria, que pode ser feita em qualquer tomada de 110 ou 220 volts, é suficiente para fazer o motor das bicicletas elétricas funcionar.

Esta bateria geralmente dura até 1000 usos, o que dá um total de entre três e cinco anos, dependendo da demanda de cada usuário. Por outro lado, o motor é o componente que mais dura na bicicleta.

Isso as diferencia do motor das bicicletas motorizadas, que precisa de reabastecimento de combustível e trocas constantes de óleo para garantir potência.

Velocidade

As bicicletas elétricas, reguladas por lei, só podem atingir até 25 km/h. As bicicletas motorizadas, por outro lado, podem se mover a uma velocidade de 50 km/h.

Autonomia

autonomia da bicicleta elétrica depende tanto da capacidade da bateria quanto do uso que se propõe. Assim, alguns modelos podem atingir entre 40 e 100 quilômetros com uma única carga de bateria.

bicicleta motorizada, por outro lado, determina seu grau de autonomia em relação ao consumo de combustível e à capacidade do tanque. Desta forma, um litro de combustível é suficiente para percorrer entre 50 e 150 quilômetros, mas este fator está sujeito ao modelo e ao uso que se dá a ele.

Benefícios da bicicleta elétrica

É melhor comprar uma bicicleta elétrica do que uma motorizada? Quais são as vantagens deste tipo de bicicleta? Uma lista de seus benefícios inclui:

Variabilidade

Graças à sua popularidade, pode-se encontrar variantes elétricas de muitos tipos de bicicleta: desde exemplares urbanos até os de montanha, você poderá encontrar produtos que se adaptem às necessidades e preferências mais específicas.

Sustentabilidade

Apesar de contar com ajuda elétrica, a bicicleta elétrica não emite gases poluentes. Por isso, é um meio de transporte sustentável escolhido por muitas pessoas.

Auxílio no pedal

Graças ao motor elétrico, as bicicletas elétricas são projetadas para auxiliar o ciclista nos momentos em que o percurso pode se tornar mais complexo, como em subidas ou quando o usuário está muito cansado. Isso permite cobrir maiores distâncias sem grandes esforços. Com este sistema, não é necessário chegar suando em reuniões importantes.

Este auxílio também possibilita que pessoas com menor mobilidade ou com diferentes níveis de condição física possam andar de bicicleta. Assim, pessoas mais velhas ou aquelas que estão se recuperando de lesões poderão sair para andar tranquilamente.

Manutenção fácil

Se comparadas a veículos motorizados, estas bicicletas mostram uma manutenção mais simples, pois não necessitam de reparos constantes. Assim, os usuários podem economizar problemas mecânicos e dinheiro em mecânicos.

Benefícios da bicicleta motorizada

É melhor usar uma bicicleta motorizada do que uma elétrica? Quais são as vantagens de uma bicicleta motorizada? Alguns elementos incluem:

Carga

Com uma bicicleta motorizada, você poderá carregar cargas mais pesadas. Isso as torna perfeitas para aqueles que trabalham com serviços de transporte ou entregas.

Versatilidade

Enquanto a bicicleta elétrica, devido aos seus componentes, não é a melhor opção para climas chuvosos ou ambientes úmidos, a bicicleta motorizada pode se mover sem problemas em diferentes tipos de tempo. Além disso, não mostra dificuldades ao enfrentar subidas íngremes, um ponto contra o qual as bicicletas elétricas lutam.

Manutenção

Em comparação com outros veículos motorizados, as bicicletas motorizadas se destacam por sua acessibilidade e por seu baixo custo de manutenção. Isso se deve ao fato de consumirem menos combustível.

Diferenças entre um ciclomotor e uma bicicleta elétrica

Na hora de escolher um veículo, quais são as diferenças entre um ciclomotor tradicional e uma bicicleta elétrica?

Bicicletas elétricas

Por um lado, como mencionamos, as bicicletas elétricas têm uma velocidade máxima (25 km/h) e uma potência limitada (alguns modelos chegam a 350 watts). Seu motor é ativado através dos pedais. Além disso, não possuem um acelerador nem outros elementos para variar a potência manualmente. Em relação às regulamentações, não é necessário ter nenhuma permissão para conduzi-las.

Ciclomotores

Por outro lado, os ciclomotores atingem uma potência mais elevada (entre 350 e 4 mil watts), uma velocidade máxima mais rápida (50 km/h). Estes veículos possuem um acelerador, mas não possuem pedais.

Para poder circular com ciclomotores, é necessário registrá-los no Departamento de Trânsito correspondente, ter uma permissão e ser maior de 18 anos. Deve-se levar em conta que os ciclomotores não podem circular em autoestradas.

Diferentes funcionamentos, diferentes alcances: não importa se você as usa para fazer exercícios ou para percorrer a cidade, as distâncias que você percorre ou sua condição física; existe um transporte para cada necessidade e para cada usuário.

João Henrique Lima

João Henrique Lima é um estudante dedicado de Engenharia Civil no Brasil. Com paixão por projetos estruturais e inovação, ele busca aplicar seus conhecimentos para contribuir com o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up