Como economizar energia usando seu ar-condicionado
Ao escolher um ar-condicionado recentemente, destacam-se as medidas que podem ser tomadas para contribuir com o meio ambiente. O uso eficiente do equipamento não apenas ajudará a reduzir os custos, mas também contribuirá para minimizar o impacto ambiental.
Em um mundo onde as mudanças climáticas são realmente preocupantes, tomar medidas pessoais que otimizem o consumo de energia é muito importante. Por isso, a seguir, vamos apresentar algumas dicas de como economizar energia com o ar-condicionado sem perder a capacidade de resfriar e proporcionar um verdadeiro conforto no escritório ou em casa.
Para entender o bom funcionamento de um ar-condicionado, primeiramente precisamos conhecer os componentes básicos que o compõem, os tipos de ar-condicionado e a eficiência energética que cada um dos equipamentos a serem adquiridos possui.
Outro aspecto a ser considerado para uma otimização de energia é a escolha do local onde o dispositivo será colocado, para saber qual tamanho de ar-condicionado escolher, bem como a manutenção regular para que o funcionamento continue sendo ótimo.
Como otimizar a eficiência energética em casa?
Melhorias na casa e a consideração de diferentes aspectos dela podem fazer com que a eficiência energética seja ainda maior do que todas as recomendações de bom uso do dispositivo que tenha sido instalado. Levar em conta também o uso de outros tipos de energia, como a solar, pode ser um grande benefício para alcançar o menor impacto ambiental.
Não basta escolher um ar-condicionado específico, já que cada um terá vantagens e desvantagens, como os sistemas de ar central que fornecem um resfriamento uniforme, mas são extremamente caros; as unidades de janela que são muito mais econômicas na hora da instalação, mas são recomendadas apenas para quartos pequenos; as unidades portáteis que podem ser movidas à vontade, mas sua eficiência é muito menor; ou os ar-condicionados Split mini versáteis, mas são recomendados apenas para áreas sem dutos.
Outra alternativa é a utilização de tecnologias de refrigeração passiva, ou seja, que a casa tenha ventilação cruzada, paredes térmicas e até telhados verdes, ajudando a reduzir o efeito do calor. Esta solução sustentável é para implementar desde a construção da casa ou mesmo fazer uma renovação da mesma.
Quais melhorias fazer em casa?
Entre as melhorias mais comuns em casa para uma maior eficiência está fazer um isolamento adequado seja em tetos, janelas e paredes para manter o frio do ar dentro e o calor fora, seja com materiais como fibra de vidro ou espuma de poliuretano.
É por isso que também se dá atenção vital na instalação do ar-condicionado para evitar vazamentos de ar tanto das janelas quanto das portas, pois se o ar escapar, faria o dispositivo trabalhar mais para manter os ambientes frios.
Uma boa vedação com borrachas ou própria com massa em janelas e portas é uma maneira eficaz de manter o frio, bem como é importante a utilização de persianas térmicas, janelas com vidro duplo ou filmes refletivos que evitam a entrada de raios UV farão com que a casa se mantenha fresca.
As energias renováveis são outro aspecto que pode ser considerado para alcançar uma eficiência energética ao usar um ar-condicionado. É por isso que, como primeira medida, a energia solar costuma ser a mais utilizada, pois com a instalação de painéis solares os custos que podem ser gerados pelo uso constante de um ar-condicionado são significativamente reduzidos.
Dicas para um uso inteligente do ar-condicionado
O uso inteligente do dispositivo será importante não só para evitar consumo excessivo que se traduz em valores mais altos nas contas de eletricidade, mas também terá efeitos positivos em termos ecológicos com menores emissões que geram menor impacto ambiental. Por isso, a seguir, algumas dicas para o uso do ar-condicionado.
- Programação de temperaturas: Manter uma temperatura constante e evitar mudá-la, mantendo-a entre 24 e 26 graus, fará com que o consumo seja controlado e seja bastante menor. Quando a casa estiver vazia, recomenda-se aumentar alguns graus.
- Uso de ventiladores e ventilação natural: Outra dica é ter ventiladores para a distribuição do ar frio, fazendo com que não seja necessário baixar a temperatura para resfriar melhor, mas sim fazer uma ventilação natural durante as horas mais frescas pode reduzir a dependência constante do ar-condicionado.
- Termostatos programáveis e inteligentes: Ter termostatos programáveis permite aos usuários ajustar as temperaturas de acordo com os horários do dia, reduzindo consideravelmente quando não houver ninguém em casa.
- Os termostatos inteligentes têm características avançadas, como aprender hábitos, bem como a possibilidade de controlá-los a partir de um dispositivo móvel.
Sem dúvida, o uso de um ar-condicionado é uma ótima ferramenta para enfrentar confortavelmente as altas temperaturas, mas se for combinado com outros elementos, como o bom uso ou a manutenção adequada do equipamento, para citar apenas alguns aspectos, fará com que a casa economize energia.
Isso se reflete nas contas de energia, por isso é que se insiste em todas essas melhorias que são tanto para os usuários, quanto para o meio ambiente.
A soma das melhorias nas casas e o uso de energia renovável são esforços que reduzem significativamente o consumo, então implementar cada uma das dicas e recomendações mencionadas ajudará muito os usuários a contribuir tanto com seu bolso, quanto com um futuro sustentável.
Então, agora você sabe todos os aspectos que devem ser levados em conta ao instalar um ar-condicionado em sua casa para que seja o mais eficiente em termos de energia.
Deixe um comentário