Mini PC: o que é e suas vantagens para o setor público

principais benefícios dos mini PCs

Você já ouviu falar de mini PCs? Se a resposta for não, já é hora de ouvir. Esses dispositivos existem há pouco mais de uma década e são uma opção cada vez mais popular, especialmente no local de trabalho.

Atualmente, o grande avanço da tecnologia fez com que a transformação digital atingisse todos os tipos de áreas. Quer você trabalhe no setor público ou privado, parece impensável encontrar um ambiente de trabalho em que um computador não seja necessário para realizar pelo menos uma ou até mesmo todas as tarefas.

O minicomputador é um tipo de computador que, como o próprio nome sugere, se caracteriza por seu tamanho pequeno. Ele é uma espécie de híbrido entre um notebook e um computador de mesa clássico. É um tipo de dispositivo pequeno e compacto, que cabe confortavelmente em uma mão, mas oferece as mesmas funcionalidades de um computador de mesa clássico.

Mas por que os mini PCs são uma boa opção? A verdade é que em ambientes de trabalho, onde vários dispositivos são necessários simultaneamente, fatores como preço atraente e bom desempenho têm um papel fundamental na decisão de compra.

Alguns dos principais benefícios dos mini PCs

Alguns dos principais benefícios dos mini PCs

·         Baixo custo de investimento

Há uma grande variedade de opções de minicomputadores disponíveis no mercado. No entanto, o mini pc se destaca por oferecer um preço mais baixo do que outros equipamentos similares, como notebooks ou desktops. Sem dúvida, esse é um dos benefícios mais valorizados pelas empresas na hora de tomar uma decisão de compra.

·         Baixo custo de manutenção

Poderíamos dizer que o minicomputador foi desenvolvido especificamente com as necessidades de um ambiente de trabalho ou corporativo em mente, portanto, atende a muitas das necessidades específicas desse tipo de trabalho. Eles são relativamente fáceis de manter, pois oferecem fácil acesso às peças internas. Além disso, os mini PCs permitem o gerenciamento e a configuração remota dos dispositivos.

·         Baixo consumo de energia

Outra característica dos mini PCs é o baixo consumo de energia, pois não possuem ventiladores internos. Os mini PCs consomem até 3 vezes menos energia do que um computador clássico. Em ambientes de trabalho em que vários computadores são usados simultaneamente, isso significa uma redução considerável no consumo de energia.

·         Tamanho pequeno e versatilidade

Como mencionado acima, os mini PCs são capazes de substituir uma CPU convencional. Esses dispositivos têm a capacidade de suportar atividades de processamento leves a médias e têm uma fração do tamanho, o que os torna perfeitamente adaptáveis a qualquer local.

·         Ecologicamente corretos

Os minicomputadores são dispositivos ecologicamente corretos, não apenas por causa do menor consumo de energia, mas também porque seu tamanho reduzido significa que eles usam menos metal e plástico em sua construção. No que diz respeito ao ambiente sonoro, como não usam ventiladores internos, esses dispositivos são mais silenciosos que um computador convencional e até mesmo que muitos modelos de notebooks.

Conheça as diferentes versões de minicomputadores

versões de minicomputadores

vários tipos de minicomputadores disponíveis no mercado, embora todos ofereçam um tamanho compacto, há algumas diferenças importantes que você deve conhecer. Os três modelos mais populares são as torres de desktop de fator de forma pequeno, os pendrives USB e os barebones.

Em todos os casos, esses dispositivos exigem periféricos adicionais, como monitor, teclado e mouse, para que possam ser usados. No entanto, eles são particularmente práticos para aqueles que têm dias de trabalho mistos, combinando escritório e home-office, pois permitem que eles transportem confortavelmente o equipamento para casa e usem seus acessórios.

1.    Barebone

É possível dizer que esse é um minicomputador parcialmente construído. Isso ocorre porque ele inclui apenas os componentes básicos para seu funcionamento, ou seja, a placa-mãe, o processador, uma fonte de alimentação e o gabinete do computador. O restante dos componentes necessários para seu funcionamento, como CPU, RAM e disco rígido, precisa ser escolhido e complementado separadamente.

Isso o torna uma opção altamente personalizável, pois permite que o equipamento seja adaptado às preferências de cada usuário.

·         Bastão

Esse tipo de minicomputador se caracteriza por ter o design mais simples e compacto de todas as opções, sendo um dispositivo muito semelhante a um cartão de memória USB. Para funcionar, basta conectá-lo diretamente a um monitor ou até mesmo a uma TV por meio de uma porta HDMI.

Esses sticks geralmente são equipados com conectividade Wi-Fi e Bluetooth, o que permite a conectividade com a Internet, bem como a conexão com dispositivos periféricos, como teclados e mouses sem fio.

Eles oferecem uma solução portátil e de baixo custo, mas são adequados apenas para tarefas básicas de computação, pois sua capacidade de processamento e armazenamento é significativamente menor do que a de outros tipos de mini-PCs.  Além disso, eles têm baixo consumo de energia, que é extraída do dispositivo ao qual estão conectados.

·         Modelo completo de minicomputadores ou torres de desktop

Esse modelo de minicomputador vem pronto para uso e tem todos os componentes de um computador desktop normal, como CPU, RAM e disco rígido. Seu preço pode ser um pouco mais alto do que o de um barebone, mas, nesse caso, não é necessária a compra de outros componentes, a não ser os periféricos.

É a opção mais semelhante a um computador de mesa clássico, pode ser encontrado em design vertical ou horizontal e, graças ao seu tamanho, se adapta perfeitamente a qualquer ambiente.

Considerações finais

Como você pode ver, os minicomputadores são um tipo de dispositivo inovador que pode ser especialmente útil em ambientes de trabalho. Seu tamanho compacto e versátil oferece benefícios tanto para o empregador quanto para os funcionários, que podem carregá-los confortavelmente em uma bolsa ou pasta.

Caso esteja procurando um dispositivo portátil para uso pessoal, que lhe permita trabalhar em qualquer lugar, você provavelmente deve optar por um notebook. Aqui estão algumas recomendações sobre como escolher um notebook para uso doméstico que podem ajudar.

Conclusão

Os mini PCs são dispositivos compactos e versáteis que ganharam popularidade no local de trabalho devido ao seu baixo custo, fácil manutenção e baixo consumo de energia.

Eles estão disponíveis em diferentes formatos, como torres de desktop, pen drives e barebones, que oferecem diferentes níveis de personalização. Eles são um tipo de equipamento ideal para home-office, pois combinam portabilidade com desempenho adequado para tarefas de computação básicas e médias.

João Henrique Lima

João Henrique Lima é um estudante dedicado de Engenharia Civil no Brasil. Com paixão por projetos estruturais e inovação, ele busca aplicar seus conhecimentos para contribuir com o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up