6 dicas para deixar qualquer notebook mais rápido
A velocidade sempre foi uma das características mais importantes de qualquer computador. Porém, embora a tecnologia dos notebooks avance a passos largos, muitas vezes o resultado parece não ser suficiente.
Mesmo os computadores mais modernos podem perder velocidade e desempenho do notebook com o passar do tempo. Embora para alguns essa seja uma oportunidade de mudança, outros procuram formas de acelerar o dispositivo. Além disso, a dinâmica de trabalho também pode ser melhorada com um aparelho, porque trabalhar mais rápido economiza tempo e melhora a eficiência.
É por isso que nesta ocasião apresentamos algumas dicas de como deixar um notebook mais rápido. Assim como também ensinaremos como melhorar o cuidado com os componentes, a fim de aumentar a vida útil do seu aparelho. Dessa forma, é possível reduzir gastos com manutenção, reparos ou substituição de componentes.
Desfragmentar o disco
Apesar de não ser tão conhecido, desfragmentar o disco rígido de um computador é uma das maneiras mais simples de melhorar seu desempenho. Mas isso só se aplica a discos rígidos. No caso de um disco SSD, os dados são armazenados em uma memória flash que atribui um endereço digital para cada arquivo.
Portanto, o acesso é muito mais rápido. No caso dos HDDs, os dados são armazenados fisicamente em um disco magnético que é gravado com uma lente, por isso é aconselhável organizar a gravação dos dados de forma mais eficiente, para economizar tempo de leitura e gravação.
A principal vantagem da desfragmentação de disco é que ela não exige muito trabalho ou despesas, como pode ser o caso de outras formas de nossa lista.
Consiste basicamente em reorganizar os arquivos do computador para que seja mais fácil trabalhar com eles.
Desse jeito, quando o notebook precisar utilizar um arquivo para executar um programa ou abrir um documento, o tempo que levará para isso será menor. Isso se traduz em melhor desempenho do notebook.
É fundamental mencionar que a desfragmentação só pode ser feita em discos HDD, pois, como veremos a seguir, os discos rígidos SSD são mais eficientes.
Instale um SSD
Existem dois tipos de memória de armazenamento para computadores: HDD ou SSD. A maioria dos computadores vem com o HDD instalado, pois esse é o componente mais econômico.
Ao contrário dos computadores desktop, onde cada parte pode ser alterada ou melhorada se quisermos aumentar o desempenho, os notebooks oferecem muito menos espaço para melhorias.
Evite programas automáticos
Quando iniciamos nosso computador, muitos programas iniciam com ele. Embora alguns sejam necessários e importantes, como o antivírus, outros nada mais fazem do que acumular espaço na memória e retardar a inicialização.
Por outro lado, alguns podem ser muito úteis quando utilizados, mas quando não utilizados ficam em segundo plano, gastando recursos.
O ideal é sempre revisar pessoalmente essa limpeza de arquivos, o que pode ser feito acessando o painel de controle e revisando os arquivos do programa. Não poderíamos mencionar todos, mas alguns dos mais comuns são serviços de armazenamento em nuvem como Google Drive, chats de vídeo como Discord via Skype ou diferentes reprodutores de música como Spotify.
Aplicativos de data em segundo plano
A próxima dica vem de mãos dadas com a anterior. Da mesma forma que muitos aplicativos podem iniciar e gastar recursos em segundo plano quando iniciamos o PC, todos eles o fazem quando são executados em segundo plano.
“Executar em segundo plano” pode ser algo tão simples quanto deixar uma janela do Google aberta, mas nem em todos os casos é possível ver de forma transparente como a memória RAM está sendo preenchida.
Seguindo o exemplo anterior, reprodutores de música ou vídeos do YouTube são um exemplo muito comum de aplicativos que são abertos e deixados esquecidos em segundo plano.
Isso representa um “desperdício” de memória RAM, os mantendo sempre disponíveis se quisermos usar novamente.
Adicione mais memória RAM
Da mesma forma que o disco rígido, a RAM é outra parte do computador que pode ser melhorada. Isso é uma sorte, porque a RAM desempenha um papel muito importante no desempenho e na velocidade geral.
Mas muitos podem estar se perguntando o que é RAM. Embora não vamos explicar em detalhes, tentaremos dar uma explicação rápida e simples de como funciona em notebooks.
Um computador não pode processar toda a informação que possui ao mesmo tempo. Para se ter uma ideia, o computador médio tem aproximadamente um terabyte (ou 1000 GB) de memória total, dos quais toda essa memória só pode funcionar com aproximadamente 2 a 32 GB em um determinado momento.
Isso é basicamente RAM. A RAM determina quanta informação a CPU pode processar em um determinado momento. Isso é importante tanto para tarefas pesadas que exigem o tratamento de muita informação, quanto para o tratamento de muitas tarefas pequenas ao mesmo tempo.
No entanto, há um limite para a velocidade que pode ser obtida com a atualização da RAM. Isso acontece porque, como já falamos, a RAM apenas determina quanta informação o computador pode processar ao mesmo tempo, mas não determina a velocidade com que essa informação é processada.
Se nosso processador estiver lento, não importa quanta RAM tenhamos, o computador ficará lento.
Tenha uma boa refrigeração
Por último temos um fator relevante e muitas vezes ignorado: a refrigeração. Qualquer pessoa que tenha um computador sabe como é quando ele superaquece. Além de, obviamente, medir a temperatura, o barulho de sua ventoinha interna tentando baixá-la pode ser ouvido bem alto.
Um computador nesse estado terá um desempenho significativamente pior do que um computador com temperatura ideal. Mas não é só isso, na pior das hipóteses pode até causar danos aos seus componentes internos.
Para evitar isso, há duas coisas que podemos fazer. A primeira coisa é manter as aberturas de ventilação limpas: o acúmulo de poeira pode bloqueá-las e impedir a boa circulação do ar.
Por outro lado, alguns suportes para notebooks possuem um sistema de refrigeração adicional que nos permite garantir que o equipamento permaneça sempre bem ventilado.
Embora tenham seu custo, no caso de equipamentos de uso pesado, como notebooks para jogos ou de design, encontraremos aqui um ótimo complemento.
Com esse último encerramos nosso artigo de hoje. Esperamos que você tenha encontrado algumas ideias novas que possa aplicar imediatamente ao seu próprio PC.
Deixe um comentário