Como escolher o tamanho ideal do quadro de bicicleta

Como escolher o tamanho ideal do quadro de bicicleta

A bicicleta é um dos meios de transporte mais interessantes para cidades pequenas ou com curtas distâncias, mas também como elemento para estar em contato com a natureza e praticar um esporte de baixo impacto.

O boom do ciclismo nos últimos anos, que acompanha o desenvolvimento das bicicletas mountain bike com rodas de 29 polegadas e 21 velocidades, despertou interesse pela prática ao redor do mundo.

As MTBs atuais se transformaram em bicicletas versáteis que podem servir como meio de transporte para ir ao escritório, ou fazer um passeio de fim de semana por estradas de terra ou trilhas de montanha. Isso permitiu uma grande oferta de acessórios, componentes, melhorias e diversidade de modelos em um mercado amplo e em crescimento.

O que considerar para escolher a bicicleta ideal?

Por isso, na hora de escolher uma bicicleta, surgem muitas perguntas sobre qual é a ideal para o tipo de atividade do usuário, quais são as medidas corretas, quais componentes são essenciais. Enfim, uma série de dúvidas que surgem em qualquer tipo de prática esportiva.

Neste post, esclareceremos uma delas, que é a de escolher a medida do quadro ideal para cada ciclista, levando em conta três medidas: a altura, a cavalgada e o alcance. O que são e como se medem?

O que considerar para escolher a bicicleta ideal

Para cada uma dessas medidas, existe um tamanho de quadro de bicicleta ou tamanho que atende à necessidade, embora deva-se esclarecer que as fronteiras são permeáveis e também há gostos pessoais que podem estar fora das tabulações.

A escolha do quadro com base na altura do ciclista

A maneira mais simples de escolher uma bicicleta, seja de corrida ou de montanha, é baseando-se na altura do ciclista.

Existe uma tabela que relaciona a faixa de altura do usuário que corresponde ao tamanho ideal de um tamanho de quadro de bicicleta:

  • Altura do ciclista entre 1,65m e 1,71m, quadro tamanho S
  • Altura do ciclista entre 1,72m e 1,76m, quadro tamanho M
  • Altura do ciclista entre 1,77m e 1,82m, quadro tamanho L
  • Altura do ciclista entre 1,83m e 1,90m, quadro tamanho XL

Esta tabela é prática e rápida, principalmente para usuários amadores ou aqueles que usam a bicicleta de forma recreativa, o que não significa que a correspondência não seja precisa. Mas existem situações de competição ou de maior exigência esportiva que requerem uma medição mais precisa e exaustiva, que também está relacionada às necessidades do ciclista.

A medida da cavalgada ou entrepernas

Este tipo de medição é mais exato em relação à altura geral do corpo, porque considera a parte mais ativa durante o exercício de pedalada. Isso é conhecido como comprimento da cavalgada.

É tão simples quanto medir desde a entreperna até o chão, e multiplicar essa medida por 0,665. Esse número expresso em centímetros nos dará a medida exata do quadro que esse usuário precisa.

Uma tabela que resume estas medidas é a seguinte:

  • Entrepernas de 70 a 74 cm, tamanho de quadro XS ou S (47 a 51 cm, ou 14 a 16 polegadas)
  • Entrepernas de 74 a 78 cm, tamanho de quadro S ou M (51 a 53 cm, ou 16 a 17 polegadas)
  • Entrepernas de 78 a 86 cm, tamanho de quadro M ou L (53 a 55 cm, ou 17 a 18 polegadas)
  • Entrepernas de 86 a 91 cm, tamanho de quadro L (54 a 57 cm, ou 18 a 20 polegadas)
  • Entrepernas de 91 a 97 cm, tamanho de quadro L ou XL (57 a 59 cm, ou 20 a 22 polegadas)
  • Entrepernas de 97 a 100 cm, tamanho de quadro XL (59 a 61 cm, ou 22 polegadas)

Com essas medidas, seria mais do que suficiente para escolher o quadro de bicicleta ideal para cada usuário. Sem levar em conta as necessidades competitivas de cada ciclista e as preferências de uso. Para isso, existe uma terceira medida a ser considerada, que é o alcance.

O alcance

Esta medida é muito importante para os competidores, mas também afeta a postura dos ciclistas amadores. O alcance é a distância entre o selim e o guidão, portanto, determinará o grau de extensão do ciclista sobre a bicicleta.

Para uma condução mais relaxada e ereta, um alcance menor será suficiente. Isso pode ser prático para dirigir na cidade ou para um passeio de fim de semana.

Para uma competição, onde se busca gerar maior velocidade e aerodinâmica, um alcance maior permite uma condução mais agressiva com uma extensão total do corpo. Para alto desempenho, isso é ajustado com medições biomecânicas e estudos específicos do esporte. Para uma pessoa amadora, esse dado pode ser ignorado.

Conclusões

O crescimento do interesse pelo ciclismo recreativo e profissional aumentou consideravelmente nos últimos anos, e com isso surgiram dúvidas sobre equipamentos e as necessidades individuais de cada ciclista.

Escolher o quadro adequado, com as medidas que melhor se adaptam às necessidades de cada usuário melhorará a experiência de uso, e proporcionará um maior prazer em uma atividade econômica e prazerosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up