Como medir o tamanho da sua TV em polegadas
Em uma era tão tecnológica quanto a que vivemos, certos dispositivos se tornaram os favoritos de muitas pessoas e desempenham um papel central em suas vidas.
Não importa se são equipamentos que facilitam tarefas domésticas ou que contribuem para um melhor desempenho profissional, para estudar ou para aproveitar os momentos de lazer, cada um deles desempenha um papel fundamental e a tecnologia está à sua disposição para que, com o passar do tempo, possam incorporar mais funcionalidades que facilitem o dia a dia.
As televisões são alguns desses equipamentos preferidos pelos usuários porque, graças ao desenvolvimento e avanço tecnológico, incorporam funções e características muito diferentes e inovadoras se comparadas com as televisões de alguns anos atrás.
O que considerar ao comprar uma TV
Claro que, entre outras coisas, a qualidade das imagens se tornou um ponto chave na hora de escolher um desses equipamentos. Cada uma das empresas que competem no mercado reúne seus melhores esforços para utilizar tecnologias modernas que melhorem as telas para que, finalmente, os usuários possam desfrutar de experiências mais reais e imersivas.
Uma das dúvidas mais comuns é a referente a qual é a melhor TV QLED ou Crystal e, se você não é um dos mais experientes no assunto, é importante que conheça alguns conceitos básicos para que possa escolher a televisão que melhor se adapte às suas preferências e necessidades.
Televisor Crystal: noções básicas
Os televisores com tecnologia Crystal são aqueles desenvolvidos pela reconhecida empresa Samsung que, como é sabido, sempre busca melhorar significativamente a qualidade das imagens. O que é oferecido através deste sistema é uma experiência visual de maior imersão e realidade onde os usuários podem desfrutar ainda mais dos pequenos detalhes.
Dentre suas principais características destacam-se a alta resolução 4K, um brilho ótimo e melhorado e o mesmo ocorre com o contraste e a precisão das cores.
A tecnologia da tela é LCD com retroiluminação LED melhorada e sua qualidade de imagem é muito melhor que as TVs LED tradicionais graças à tela de cristal líquido. Além disso, os contrastes são ótimos e oferece pretos melhorados, seu design é mais fino e sutil.
Televisor QLED: principais pontos de interesse
Esta tecnologia está um degrau acima da clássica LED e se destaca pelo uso de pontos quânticos que melhoram a qualidade das imagens.
Trata-se de partículas minúsculas que são capazes de emitir luz de diferentes cores dependendo do tamanho, então podem reproduzir cores de uma maneira mais ampla e precisa. Além disso, a qualidade da imagem tem mais profundidade e detalhe.
Embora ofereça um bom contraste e pretos melhorados, ainda falta para alcançar a mesma qualidade da tecnologia OLED.
Assim como os anteriores, esses televisores costumam ser finos e elegantes em termos de design como resultado da tecnologia de retroiluminação LED.
Televisor OLED: características mais relevantes
Este tipo de sistema está presente, não só em televisores, mas também em diferentes dispositivos eletrônicos como smartphones ou tablets, por exemplo e, ao contrário de outras tecnologias, neste caso a criação de imagens ocorre como resultado do uso de material orgânico que emite luz quando aplica eletricidade.
Usam-se diodos que emitem luz e que se iluminam individualmente. Como resultado, permite-se o controle de cada pixel separadamente, o que possibilita a obtenção de pretos mais profundos e cores mais precisas, porque não é necessária a retroiluminação.
Esta tecnologia é valorizada positivamente porque as cores são vibrantes e os pretos são perfeitos, ao poder apagar os pixels individualmente.
Além disso, oferece um ângulo de visão inigualável, ou seja, o usuário pode desfrutar de imagens de alta qualidade independentemente do ângulo de onde olha. Deve-se acrescentar, além disso, que esta tecnologia é reconhecida por seu design fino e sutil e que, como esperado, trata-se das televisões mais caras do mercado pelas características que a tecnologia aplicada possui, pois é avançada.
Algumas dicas a considerar ao comprar uma televisão
A busca pela televisão perfeita pode parecer algo complexo e, ainda mais, considerando a ampla oferta existente no mercado. Mas, isso pode ser mais simples do que você imagina se considerar alguns aspectos com antecedência.
Pode acontecer que alguns modelos de televisões sejam praticamente iguais por fora, mas, o importante, são as características e a ficha técnica de cada um deles. A escolha não deve se concentrar apenas no preço ou no tamanho, mas em outros pontos determinantes.
Mais polegadas não significa melhor
O tamanho do equipamento é determinado pela distância de onde será assistido. Um cálculo matemático pode determinar o tamanho adequado para o espaço da casa: a distância de visualização (em polegadas) multiplicada por 0.84. O resultado dá o número de polegadas da TV.
Sistema operacional
Atualmente, as televisões têm funções extremamente úteis. O sistema operacional é determinante de acordo com as preferências e necessidades do usuário.
Algumas marcas usam Android ou Tizen, por exemplo;
Conectividade
Com a chegada da porta HDMI 2.1, permite-se uma largura de banda maior, o que se traduz em imagens de melhor qualidade.
Uma melhor conectividade permite que você aproveite mais o equipamento porque outros podem ser conectados como consoles, por exemplo.
Além disso, deve-se considerar a conexão Bluetooth e WiFi.
Não existe a melhor televisão como tal, mas sim aquela que, por suas características, design e funções, é capaz de satisfazer as necessidades dos usuários graças à inovação da tecnologia que utiliza.
Deixe um comentário