A tela: um aspecto que faz a diferença nos dispositivos móveis

tela nos dispositivos moveis

Quando se trata das especificações técnicas dos telefones celulares, a lista de detalhes que devem ser levados em conta para escolher o melhor é o que faz a diferença e se refere especialmente ao hardware que os compõe.

A bateria, o processador ou a câmera são aspectos a serem levados em conta, mas a tela do celular é um detalhe fundamental, juntamente com sua resolução e tamanho.

Isso porque a tela é o que permite que a experiência com o dispositivo, o contato com o conteúdo escolhido e a interação com suas diversas funções, defina se a experiência do usuário em si é satisfatória para o objetivo desejado.

Mas, estes componentes trabalham em conjunto para enriquecer o uso do equipamento e a tela reflete muito do seu funcionamento, por isso o mais importante é sempre determinar o uso final do equipamento para tomar uma boa decisão.

Os tipos de telas que podem ser escolhidos nos telefones celulares são:

LCD TFT

LCD

É conhecida como Liquid Crystal Display (tela de cristal líquido), ela é o tipo mais comum de painel que pode ser encontrado em dispositivos móveis, pois sua escolha reduz os custos de fabricação do equipamento.

É um painel em que os pixels, ao receberem uma fonte de luz, modificam-na para que as diferentes cores possam ser apreciadas na tela.

Existem variantes de sua fabricação: LCD TFT com melhor tempo de resposta, bom contraste, mas com alto consumo de energia e LCDs IGZO usados para telas mais finas com definição 4K.

IPS LCDS

São aqueles comumente utilizados em telefones celulares, pelo equilíbrio alcançado nas cores consistentes e na nitidez das imagens, destacando os ângulos de visão, contraste e equilíbrio e consumo de energia.

Esta classificação inclui e destaca a alta intensidade dos painéis Retina usados pela Apple, que podem ser vistos no iPhone 4.

OLED

Chegando ao OLED. Este tipo de painel também está entre os mais usados em dispositivos móveis, especialmente os de ponta.

Este painel orgânico se ilumina quando é carregado com eletricidade e se diferencia dos anteriores porque cada pixel se ilumina separadamente, proporcionando mais brilho, espessura, contraste e eficiência na imagem. Dentro desta tecnologia, existem os seguintes tipos de tela:

AMOLED

Amplamente utilizada em dispositivos móveis de última geração, estas telas permanecem apagadas a menos que os pixels individuais sejam ligados. Quando isso acontece, você verá imagens com brilho mais intenso, boas cores e maior nitidez.

Os pretos serão mais puros do que os do tipo anterior, o que significa que consomem menos energia com tons mais escuros.

Outro aspecto a ser destacado é que, por serem flexíveis, são usadas em telas curvas e, portanto, também são mais finas.

SUPER AMOLED

Cada novo painel que é oferecido sempre vem com uma tecnologia superior. Neste caso, a matriz de pixels tem uma densidade maior, chamada de matriz PenTile, projetada por uma marca conhecida.

O que também se destaca é a menor espessura dos painéis, o brilho potente, o melhor ângulo de visão e o consumo reduzido de energia.

Destaques das melhores telas de celular

Tecnologia de tela

Tecnologia de tela

É a tecnologia que os vários tipos de telas oferecem ao usuário. Especificamente, ela foi explicada na seção anterior.

A taxa de atualização

É um aspecto relevante a ser levado em conta, pois é o número de vezes que as imagens são atualizadas na tela, medido por segundo. Logicamente, quanto maior o número, mais a imagem é acelerada.

É uma função que os gamers observam especialmente, pois é o que lhes dá uma vantagem no jogo e que melhorou muito nos novos dispositivos.

A resolução da tela

Você viu que a resolução é medida em pixels, que é a menor parte em que uma imagem pode ser dividida, portanto, a resolução aumenta com mais pixels.

A resolução pode ser HD, Full HD e Full HD+. Esta última mais do que dobra a definição, além de consumir menos energia.

Qualidade da imagem

Este também é um detalhe relevante, pois se você usa o celular para ler documentos, desfrutar de diferentes conteúdos, navegar ou jogar, precisa de uma tela de qualidade.

Se ela for grande, melhor ainda, e combinada com uma boa resolução, com certeza será um bom investimento.

Este aspecto pode ser medido pelas fotos que você pode tirar, pois esta é uma funcionalidade que não passa despercebida.

Tamanho

A maioria dos dispositivos investe em tecnologia para incorporar painéis maiores, porque eles são mais confortáveis para aproveitar o conteúdo que o dispositivo pode oferecer, já que você pode até assistir a filmes nele.

Embora seja medido em polegadas e na diagonal, isso não significa que o telefone celular seja maior, isso dependerá de suas molduras.

Pontos por polegada

Tem a ver com a sigla dpi, que pode ser encontrada nas telas e se refere ao número de pixels por polegada.

O que isso significa é que quanto mais pixels a tela tiver, mais definição ela oferecerá.

Todos os aplicativos podem ser adaptados às telas?

Com o avanço da tecnologia, quando são feitas adaptações em vários formatos de dispositivos móveis, elas podem ser colocadas à prova no uso de aplicativos, pois alguns exigem o uso de toda a tela para visualizar o conteúdo.

Esta é uma ferramenta que pode ser usada em quase todos os aplicativos, mas o mais interessante é o YouTube. Simplesmente estendendo os dedos para fora, você pode adaptar o conteúdo que deseja desfrutar na tela.

Em alguns smartphones, pode acontecer que, ao usar essa função para adaptar o conteúdo, a imagem pareça muito mais pixelizada, e isso tem a ver com a qualidade do equipamento.

Qual é a melhor tela para um celular?

Tecnologia de tela

Qual a melhor tela de celular incell ou oled? É uma resposta final difícil, porque todas as tecnologias atualmente em uso são de alta qualidade, mas também quando se trata de testar o equipamento, as diferenças serão muito claras e estarão à vista.

Se estiver procurando por baixo consumo de energia, você pode optar pela tecnologia OLED ou AMOLED e desfrutar de boa resolução e cores vivas. São telas de primeira linha com excelente exibição de imagens, mas sua vida útil é mais curta do que as seguintes.

Se preferir um equipamento de médio porte com longa vida útil, a tecnologia LCD é um formato clássico escolhido por muitos usuários, pois consome menos energia. Eles tendem a ser pesados e a ter bordas mais grossas. É difícil alcançar a qualidade dos equipamentos de ponta.

Mas se você quiser investir um pouco mais, escolha uma tecnologia IPS LCD, pois ela dará cor à imagem e você poderá vê-la com maior verossimilhança. Em última análise, a melhor tela será aquela que melhor se adapta às necessidades do usuário, mas se houver uma resposta a ser dada, a última é uma variante para uma imagem de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up