Melhores marcas de câmaras de ar para bicicletas
O ciclismo é um esporte que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. As bicicletas Mountain Bike com rodas de 29 polegadas foram, em parte, responsáveis por esse boom em um esporte tão apaixonante quanto de baixo impacto.
Seja para ir ao trabalho ou para percorrer curtas distâncias dentro das cidades, ou mesmo para praticar um esporte recreativo, a bicicleta é um meio de transporte econômico com uma grande quantidade de benefícios.
Andar de bicicleta é um dos grandes prazeres da vida, mas há um momento indesejado do qual nenhum ciclista escapa, que é o famoso furo.
Nesta postagem, veremos quais são as melhores câmaras de ar do mercado, que manutenção realizar e como prevenir as dores de cabeça de um furo no pneu.
Melhores marcas de câmaras de ar
Atualmente, o mercado é tão grande que é difícil escolher apenas a melhor marca de câmaras de ar para bicicleta. Contudo, a recomendação é baseada na experiência dos usuários que avaliam diariamente a qualidade, a praticidade e a resistência das câmaras disponíveis.
As melhores marcas de câmara de ar atualmente são:
Pirelli
A histórica marca italiana de pneus para automóveis e outros produtos feitos de borracha, desenvolveu uma excelente variedade de modelos de câmaras de ar para bicicletas.
É uma das marcas mais escolhidas por ciclistas exigentes graças à durabilidade e à variedade de tamanhos e tipos de válvulas.
Kenda
KENDA Rubber Industrial Company ou simplesmente Kenda, é uma marca de pneus taiwanesa que desenvolve produtos para diferentes veículos.
A empresa é reconhecida mundialmente, e se fortaleceu no ciclismo graças à boa qualidade de seus produtos, com uma excelente relação entre preço e desempenho.
Vee Rubber
Também conhecida como Borracha em V, é uma marca tailandesa que desenvolve câmaras e coberturas para bicicletas de alta qualidade.
É uma das mais escolhidas para bicicletas de uso diário, mas também por ciclistas que competem em alto rendimento.
Paco
É uma marca americana de câmaras de ar para bicicletas de todos os tipos de rodas e medidas. Oferece uma grande variedade de produtos específicos e ganhou uma grande fama por sua qualidade a preços baixos.
Chaoyang
Trata-se de um gigante chinês na fabricação de pneus e derivados de borracha para diferentes meios de transporte.
Nos últimos anos, desembarcou forte no ciclismo, com câmaras de ar de excelência e mais de 34 opções (entre câmaras e coberturas) dentro do segmento Mountain Bike ou MTB.
Manutenção básica das câmaras de ar
Além de uma escolha correta da câmara adequada para cada ocasião, é importante realizar uma boa manutenção, tanto das câmaras, quanto da cobertura.
A roda é a parte mais exposta da bicicleta a rupturas, pois é o principal ponto de contato com o caminho, e onde se amortiza o peso corporal.
As principais dicas para prevenir vazamentos de ar pela válvula e furos são:
Mantenha as câmaras infladas à pressão correta
Não apenas para conseguir um melhor andar ao usar a bicicleta, mas também quando não está em uso, é importante que a pressão da câmara seja mantida.
Uma câmara demasiadamente inflada é suscetível a furos, porque há muita tensão na borracha e ao menor contato com um elemento pontiagudo ocorre o estouro.
Por isso é fundamental cumprir as indicações do fabricante sobre a pressão recomendada para cada terreno.
Evite circular por estradas irregulares
Embora pareça óbvio, os caminhos off road costumam ter elementos que podem furar o pneu.
Também no asfalto é recomendável desviar de buracos e restos de vidros que possam ser encontrados no caminho.
Faça uma manutenção diária
É fundamental realizar uma inspeção regular de todos os elementos da bicicleta, mas especialmente dos pneus.
Verifique rachaduras, desgastes, cortes ou algum objeto que possa ficar incrustado na cobertura. Dessa forma, é possível prevenir uma situação indesejada.
Leve uma câmara de reserva e líquidos selantes
Para as travessias ou para circular por trilhas irregulares, a dica é levar pelo menos uma câmara de ar de reserva. Isso permitirá fazer um reparo rápido e continuar o caminho.
Também é possível usar selantes que são introduzidos na câmara e selam o vazamento de ar no caso de um furo pequeno. Quando a ruptura é maior, a única opção será a troca da câmara.
Câmaras de bicicleta de acordo com o terreno
Basicamente, existem três tipos de câmaras de ar para bicicletas, e são divididas com base em seu uso e a superfície de rolamento.
Em primeiro lugar, estão as câmaras de ar para estradas que costumam suportar maiores pressões de ar para obter um bom desempenho no asfalto. Depois, as câmaras de ar para uso urbano, que são projetadas para suportar pressões de ar moderadas e ter maior durabilidade.
E, por último, as câmaras de ar para montanha ou trilhas off road, que são mais robustas para suportar impactos e furos. A pressão do ar costuma ser mais baixa nessas rodas.
Conclusões
O mundo do ciclismo é amplo e está em constante crescimento, por isso as principais marcas de fabricação têm se concentrado em desenvolver câmaras de ar para bicicletas com grandes resultados e aceitação.
A escolha da câmara de ar adequada fará a diferença na hora de evitar furos e obter uma maior durabilidade do produto.
É importante escolher bem a câmara com base no uso da bicicleta, e realizar uma boa manutenção para prolongar sua vida útil.
Deixe um comentário