Como medir o aro da sua bicicleta de forma ágil e simples?

Como medir o aro da sua bicicleta de forma ágil e simples

Aprenda a medir o aro da sua bicicleta de maneira rápida, simples e em poucos passos. Descubra o tamanho correto do aro para saber escolher entre os vários pneus disponíveis, para poder percorrer longas distâncias, pedalando com segurança e tranquilidade.

Como se mede o aro correto para uma bicicleta?

As rodas são um elemento chave na conformação da nossa bicicleta, pois nos permitem, não só nos deslocar com suavidade, mas também nos oferecem segurança contra os impactos que possam ser causados pelos obstáculos que encontramos no caminho. Mas para que a resposta das rodas seja ótima, temos que saber como escolher o pneu adequado.

O pneu da bicicleta afeta diretamente o seu desempenho e uma má decisão nossa pode prejudicar o rendimento da mesma, a aceleração que você poderá atingir, a resposta dos pedais, a aderência e a amortização contra o chão.

Os aros de bicicletas são medidos em polegadas e é uma medida da circunferência que cada roda forma. Para saber o tamanho do aro da bicicleta, você terá que procurar uma marca impressa no lado do pneu onde a roda é colocada. Essa marca indicará o tamanho dos pneus.

Outras formas de medição do aro de uma bicicleta

Medição "padrão": consiste em uma pessoa pegar a roda e uma fita métrica. E agora a pergunta é como medir o aro da bicicleta com fita métrica. O procedimento é simples, basta encostar a bicicleta em uma parede ou apoiá-la em um pedal para que fique reta.

Em seguida, terá que medir a separação que existe do chão até o centro da roda, o que dará como resultado o raio da roda, que multiplicado por 2, dá o diâmetro da mesma. Finalmente, mede-se a largura do pneu para confirmar que toda a medição foi correta. Da mesma forma, este cálculo pode ser feito com o sistema métrico, substituindo as polegadas por milímetros.

Tipos de aros de bicicleta mais utilizados

Tipos de aros de bicicleta mais utilizados

Existem várias opções no ciclismo quando se trata de preferir um tamanho ou outro de bicicletas, mas o que é certo é que dois são os modelos de aro mais vendidos no mundo, cada um com suas vantagens e características diferentes, para satisfazer as necessidades de cada um dos usuários. Estamos falando dos aros 26 e 29.

Aro 26

Sendo suficientemente grande para a maioria dos adultos, as bicicletas com aro 26 foram, por muitos anos, o modelo mais popular em vendas. É um tipo de aro que tem uma melhor resposta em espaços fechados, e por ser menor que o aro 29, requer menos esforço para fazer curvas e mudanças de direção.

Além disso, os aros 26, por serem menores que o seu "concorrente", costumam ser mais leves, embora isso dependa em grande parte dos materiais em que são fabricados e dos outros elementos que compõem a bicicleta, como os freios, a suspensão ou os pedais, entre outros. Em algumas ocasiões, a largura dos pneus pode ser um condicionante no peso final que as bicicletas terão.

Aro 29

As bicicletas deste tipo de aro têm uma melhor aderência e contato com o solo, o que permite um maior rendimento dos pedais, podendo percorrer grandes distâncias com menor esforço físico.

Além disso, muitas vezes, esses modelos estão equipados com amortecedores e suspensões que permitem uma melhor estabilidade em terrenos acidentados. Por terem uma grande resposta em estradas longas e acidentadas, as bicicletas com este tipo de aro são, geralmente, ideais para fazer cicloturismo ou maratonas em circuitos abertos.

Embora seja verdade que é mais comum que as bicicletas com aro 29 sejam mais pesadas por serem maiores, muitos modelos destas medidas compensam produzindo seus elementos restantes em materiais mais leves, como o alumínio, que há algum tempo já substituiu o aço na fabricação de bicicletas, aros para as mesmas e .

Escolha de aro em modelos para crianças

No caso dos pequenos, é importante levar em conta a altura, pois as crianças estão em constante crescimento, por isso as bicicletas para eles são menores e, obviamente, isso também reduz as proporções dos aros das mesmas. Os pneus para crianças têm medidas que vão do 12 ao 24, em uma ordem que poderia ser apresentada da seguinte maneira:

  • De 2 a 3 anos, aro tamanho 12
  • De 3 a 6 anos, aro 16
  • De 6 a 9 anos, aro 20
  • De 9 a 12 anos, aro 24.

Finalmente, as crianças, a partir dos 12 anos, podem usar uma bicicleta com aro de 26 polegadas, o que poderia ser considerado já uma bicicleta de adulto de fato. Esta ordem obviamente pode variar em relação ao crescimento de cada criança.

PAA

Como saber se minha bicicleta é aro 26 ou 29?

Você poderá saber isso vendo as instruções que acompanham a bicicleta ou calculando seu diâmetro em polegadas ou milímetros, ajudado por uma fita métrica.

Para saber se minha bicicleta tem aro 26 ou 29 é necessário usar uma fita métrica ou ler o manual de instruções?

Na grande maioria dos casos, não, pois quase todos os modelos de rodas de bicicleta têm uma inscrição em algumas de suas bordas que indicam que tipo de aro estamos encontrando.

Quanto mede aproximadamente o aro 26 de uma bicicleta?

As bicicletas que têm aro 26 têm um diâmetro aproximado de 66 centímetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up