Como escolher um notebook para uso doméstico
Se o que você precisa é comprar um bom notebook para uso doméstico, seja para estudar ou realizar projetos profissionais ou pessoais, mas não sabe qual seria o ideal, aqui tem um guia para escolher aquele que mais se adapta ao seu gosto e necessidades.
O primeiro passo é determinar que uso você dará ao seu novo equipamento. Isso porque o notebook deve ter funcionalidades diferenciadas se for utilizado para escrever textos, jogar videogame, criar planilhas ou editar vídeos e imagens.
Depois de ter clareza sobre o uso específico que dará ao novo notebook, poderá conhecer detalhadamente quais características o equipamento deve ter para otimizar suas tarefas.
Que aspectos levar em consideração na hora de escolher o melhor notebook para uso doméstico?
Escolher qual será o seu próximo notebook para usar em casa pode se tornar um processo difícil, pois atualmente o mercado oferece inúmeras ofertas, e se não levar em consideração alguns aspectos, pode escolher um aparelho que não se adapta ao que precisa.
Portanto, para que isso não aconteça, a seguir tem um guia com os elementos fundamentais na hora de fazer sua escolha:
O processador
O processador é fundamental porque representa o “cérebro” do notebook. Isso porque ele é o responsável por processar as diversas tarefas da equipe, permitindo que elas sejam executadas com fluidez.
Atualmente, as empresas Intel e AMD são as principais marcas de processadores para notebooks, e ambas se diferenciam pela excelente qualidade.
Por um lado, a AMD oferece:
- Processadores Ryzen 3 perfeitos para tarefas simples de navegação na web,
- Processadores Ryzen 5 que oferecem excelente desempenho em tarefas complexas e de uso médio,
- Por último, os processadores Ryzen 7 e Ryzen 9 são utilizados principalmente por usuários que realizam tarefas mais avançadas como jogos, design gráfico, edição de imagens e vídeos, entre outras.
Por outro lado, o Intel Core oferece:
- Processadores Core i3 que proporcionam bom desempenho para tarefas comuns e uso bastante básico,
- Processadores Core i5 perfeitos para multitarefas de médio porte,
- Por último, os processadores Core i7 e Core i9 representam a melhor opção para tarefas avançadas como videogames, projetos 3D e edição de imagens e vídeos.
Tela
A tela do notebook também representa outro aspecto fundamental para se prestar atenção na hora de adquirir o novo aparelho.
Por um lado, há telas sensíveis ao toque que tornam a navegação do dispositivo intuitiva. Geralmente são utilizados em notebooks 2 em 1 e são perfeitos para realizar apresentações e designs.
Seu tamanho pode variar entre 12” e 17”. A escolha do tamanho da tela vai depender muito do uso que você vai dar ao equipamento. Por exemplo, se além do uso doméstico você quiser levar o aparelho para outros locais, o ideal seria uma tela de 14” ou menor.
Por outro lado, se você for utilizar o notebook para jogar videogame, assistir filmes, editar imagens ou vídeos, uma tela maior que 15” será mais recomendada. Em relação à resolução da tela, também existem variáveis.
Por um lado, as telas 4k Ultra HD e Quad HD são mais adequadas para edição de imagens e jogos de videogame. Já as telas Full HD e HD proporcionam uma experiência visual superior nas atividades cotidianas realizadas no notebook.
Memória RAM
Da mesma forma que acontece com o processador do notebook, a capacidade de memória RAM que escolher dependerá do uso que você vai dar ao novo aparelho. Dessa forma, 8 GB de RAM são ideais para realizar diversas tarefas sem grandes inconvenientes.
Porém, se você for utilizar programas pesados para editar imagens ou vídeos, seria importante considerar adquirir memória com mais espaço posteriormente. Nesse caso, com uma memória de 16 GB de RAM, é possível garantir um bom desempenho para tais atividades.
Conectividade
As portas de conexão do notebook representam outro aspecto importante, pois ajudarão a ampliar a funcionalidade do equipamento. Isso será fundamental se você deseja apenas transferir arquivos ou conectar equipamentos externos como projetores, impressoras e monitores. Por isso, é fundamental garantir que ao adquirir um notebook ele possua as seguintes entradas: USB tipo C, USB 3.1, HDMI e espaço para memória SD.
A autonomia
Na hora de escolher notebook é importante verificar a autonomia que o equipamento terá.
Portanto, é muito importante adquirir um aparelho que possua bateria de lítio (Li-Ion). A razão para isso é que esse tipo de bateria oferece excelente densidade de energia, o que consequentemente produz maior desempenho para um dia inteiro e tem a vantagem de ser muito leve.
Disco rígido: HDD ou SSD
Atualmente o mercado nos oferece duas opções: HDD ou SSD.
Primeiro, encontramos a opção do disco rígido mecânico, mais conhecido como HDD. Sua principal característica é ser composto por diversos discos rígidos com um cabeçote responsável pela gravação da informação. Pela sua estrutura é um componente delicado e pesado. Isso ocorre porque seus elementos tendem a se desgastar com o uso contínuo.
A outra alternativa é SDD. Esse se caracteriza por ter uma velocidade que dobra a do disco rígido mecânico, no início do SO. Além disso, tem a capacidade de armazenar dados em chips. Sua estrutura difere da do HDD, pois o SDD é muito mais leve e menos delicado.
Por isso, se você pensa em escolher um notebook que vai usar de forma bastante básica, recomendamos um disco rígido SSD que, com capacidade de 256 GB, deve ser mais que suficiente.
Por outro lado, se você for utilizar o notebook para tarefas mais complexas ou profissionais, pode considerar computadores com SSD que tenham espaço de armazenamento de 512 GB ou mais.
Uma opção também viável é completar as duas opções de armazenamento e conseguir um bom equilíbrio do equipamento.
Placa gráfica
Muitos tipos de notebooks vêm com placa gráfica integrada que é boa o suficiente para realizar tarefas de nível intermediário, também capaz de reproduzir vídeos em 4K.
Porém, se quiser fazer streaming ou jogar videogame em seu notebook, você precisará de uma placa gráfica que permita alto desempenho. Entre esses, os que mais recomendamos são: a Nvidia GeForce e a Radeon que proporcionam alto desempenho e permitem aproveitar ao máximo o processador.
Sistema operativo
Com certeza outra dúvida recorrente é qual o melhor sistema operacional para seu notebook. E a resposta para isso vai depender muito do uso que você vai dar ao aparelho.
Por exemplo, para estudar ou trabalhar, o ideal é optar pelo macOS ou Windows. Por outro lado, se você vai realizar tarefas mais complexas, o Linux é considerado uma opção mais favorável.
Por último, depois de considerar todas as especificações de notebooks aqui apresentadas, você se perguntará quais são as marcas mais recomendadas para o seu novo notebook e, embora isso dependa do seu gosto e orçamento, recomendamos marcas como Lenovo, HP, Apple e Acer.
Deixe um comentário