Diferenças entre monitor 144hz e monitor 240hz

Diferenças entre monitor 144hz e monitor 240hz

Seja que você queira mergulhar no mundo dos jogos em grande estilo ou que queira ter uma melhor qualidade de imagem disponível, o monitor que você usa é fundamental para melhorar sua experiência com o PC. A tecnologia dos leds e o tamanho do painel são muito importantes, pois determinam a saturação das cores, a qualidade da imagem e a definição que o monitor suporta.

Entretanto, um aspecto que muitas vezes é deixado de lado é a taxa de atualização. Este fator, juntamente com o tempo de resposta do monitor, é o que permite que as imagens sejam fluidas e, em última análise, é o que diferencia um verdadeiro monitor gamer de um monitor tradicional para uso menos exigente.

Portanto, a seguir, vamos explicar o que é a taxa de atualização dos monitores, bem como as diferenças entre um monitor de 144Hz e um de 240Hz. Desta forma, ao tomar uma decisão, você poderá priorizar os fatores que mais lhe importam, a fim de encontrar o monitor ideal.

O que é a taxa de atualização de um monitor?

Chama-se taxa de atualização ou de refresco à quantidade de vezes que uma imagem é atualizada numa tela. As telas não apresentam as imagens de forma estática, nem mesmo quando se trata de uma fotografia ou de uma imagem que não vai mudar ao longo do tempo. Isso permite que o olho capte melhor as imagens e, além disso, evita que os leds que compõem o painel se queimem.

Este fator é medido em Hertz, uma unidade que indica a quantidade de vezes por segundo que a imagem é atualizada de acordo com a frequência de atualização. Portanto, um monitor de 60Hz é atualizado 60 vezes por segundo, um monitor de 144Hz é atualizado 144 vezes por segundo, etc.

atualização de um monitor

A partir dos 60 Hertz, estas diferenças são praticamente imperceptíveis, já que o olho humano pode detectar mudanças visíveis com uma diferença de 20ms, ou seja, só veria uma imagem "travada" ao baixar para a ordem dos 40Hz. No entanto, este efeito é acumulativo, então em períodos de tempo mais longos, embora a diferença de quadro a quadro não seja notada, percebe-se um efeito geral de maior fluidez com uma maior quantidade de Hertz.

Monitores de 144Hz, o mínimo recomendável para jogos

Estes monitores têm mais do que o dobro dos quadros por segundo de um monitor convencional de 60Hz. Portanto, a diferença é realmente notável. Em princípio, este tipo de monitores, além de oferecer transições mais fluidas, menos lag durante o jogo e refletir melhor o que acontece em tempo real, tem um atraso de entrada mais baixo.

O atraso de entrada é o tempo que leva para uma ação realizada através dos periféricos ser refletida na tela.

Por exemplo, em jogos FPS como Counter Strike ou Valorant, onde as ações realizadas com o mouse são muito importantes, é essencial minimizar o tempo de reação da tela para ver o que está acontecendo.

Além disso, outra vantagem que os monitores com esta taxa de atualização oferecem é que eles têm uma melhor integração com as placas de vídeo de médio alcance. Um monitor com uma taxa de atualização mais alta seria mais exigente para uma placa que não tenha tecnologia de atualização variável como FreeSync ou G-Sync. Portanto, 144Hz é a opção mais conveniente em termos de custo-benefício dos componentes que você compra.

Monitores de 240Hz, uma experiência mais profissional

Embora a diferença de um monitor de 144Hz para um de 240Hz seja minimamente perceptível ao olho humano, é justamente nesta mudança que se baseia a orientação de um uso mais convencional para um uso totalmente profissional. Este tipo de monitores é mais exigente para as placas de vídeo, por isso você precisará de bons componentes para poder ver refletida em seu esplendor a capacidade dos 240Hz de atualização.

Em jogos que requerem um tempo de resposta do jogador muito baixo, como Counter Strike, por exemplo, um monitor de 240Hz vs. um monitor de 144Hz pode ser a diferença definitiva para ganhar uma partida. Portanto, num nível competitivo, esta diferença é fundamental e não deve ser ignorada.

Além disso, outro efeito positivo que marca uma diferença considerável é a melhoria da nitidez e a redução do blur em áreas onde as animações geram efeitos de distorção. Isso permite antecipar melhor os movimentos e desfrutar de uma experiência muito mais imersiva do que com um monitor de 144Hz.

Conclusões

Tendo considerado as duas opções que apresentamos, obviamente, em termos de desempenho, o monitor de 240Hz é o vencedor indiscutível. No entanto, há alguns pontos a favor dos monitores de 144Hz que poderiam ser resumidos nas seguintes características:

O custo é mais baixo.

Eles requerem menos recursos de processamento, por isso são mais compatíveis com placas de gama média e com processadores de gerações anteriores.

Eles oferecem um excelente desempenho para o dia a dia.

A diferença de imagem não é tão notável se o monitor não for usado profissionalmente.

Portanto, em resumo, se você tem o orçamento para comprar um monitor de 240Hz, não hesite em escolher esta opção. Mas, se seu orçamento é menor e você precisa economizar em alguns recursos, um monitor de 144Hz é uma excelente alternativa também.

Perguntas frequentes

Quanto mais Hz no monitor melhor?

Sim, ao ter uma maior taxa de atualização, as imagens são vistas mais fluidas e a experiência de uso melhora consideravelmente. No entanto, esta não é a única característica a ter em conta ao escolher um monitor.

O que precisa para rodar 240Hz?

São necessários componentes internos de última geração, como uma placa de vídeo que suporte Directx 12 e um processador de pelo menos 11ª geração. Além disso, é importante o cabo que se utiliza, que deve ser HDMI 2.1 ou DisplayPort 1.4 pelo menos.

Como saber se o PC suporta 240Hz?

Em princípio, se os componentes do PC são novos e têm potência suficiente para processamento, deve-se verificar se o cabo também suporta a frequência de 240Hz. Uma vez que estes fatores foram verificados, na seção de configuração de tela, o sistema oferecerá a opção de configurar o monitor com uma saída de 240Hz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up