A importância de escolher a fonte correta para o seu PC
As fontes são um componente frequentemente esquecido do PC. É por essa razão que é fundamental compreender melhor qual a sua função e quais as diferenças a considerar na hora de escolher a fonte adequada para o seu computador.
Caso não seja escolhida a fonte de alimentação correta, você poderá ter complicações mais graves, como danos em componentes internos, curtos-circuitos, incêndios ou até mesmo explosões de capacitores, devido à sobrepotência. Portanto, não apenas os itens materiais são colocados em risco, mas também a sua saúde e a segurança das pessoas que utilizam aquele computador com uma fonte inadequada.
Da mesma forma, ter a fonte certa pode ser uma excelente forma de evitar problemas de energia, como quedas (que causam perda de trabalho atual), surtos, picos de corrente, etc.
Isso porque modelos de fontes de alimentação mais modernos possuem proteções mais eficientes e, portanto, podem ajudar a prolongar a vida útil dos dispositivos que alimentam.
O que é uma fonte e para que serve?
A fonte de alimentação de um PC funciona como um canal de passagem da corrente da rede para os componentes do computador. Obviamente, os componentes não podem operar com a corrente que vem da rede, com tensão de 220V (ou 110V, dependendo do país) e em formato de corrente alternada, ou seja, seguindo uma forma de onda senoidal.
Portanto, a fonte é responsável por receber a corrente alternada da rede, reduzir sua tensão e a converter em corrente contínua. Dessa forma, os componentes recebem a energia correta para operar e também o ruído com o qual o sinal chega à rede é limpo, pois a tensão de 220 V ou 110 V não permanece constante o tempo todo, mas varia de acordo com fatores externos, como o funcionamento correto dos transformadores, o bom estado das linhas de energia e o fornecimento correto de alta tensão das estações de energia.
Como são tantos os fatores a serem considerados, é entendido que escolher a fonte de alimentação correta é realmente muito importante. Assim como também é necessário entender quais são as características que permitem que ele funcione corretamente ou não.
O poder de uma fonte de alimentação
As características dos componentes instalados na placa-mãe e na CPU exigirão uma fonte de alimentação constante. A calculadora de potência é feita com base na corrente multiplicada pela tensão da rede, o que resulta no número de Watts necessários para a potência.
Porém, você não deve escolher uma fonte que corresponda exatamente à fonte de alimentação necessária, pois sempre pode haver picos de demanda que exijam um empurrão extra. Por exemplo, se a demanda de potência contínua for de 500W, você não deve comprar uma fonte com a mesma potência, pois ela não suportaria demandas maiores. Pelo contrário, você deve comprar uma fonte com uma diferença extra, digamos, 600W ou 650W.
Ter mais energia não significa que a fonte irá fornecer essa energia continuamente, mas sim que é capaz de fornecer essa energia, se for necessário. Porém, também não é necessário comprar uma fonte de 1000W, pois seria muito mais cara e seu verdadeiro potencial nunca seria aproveitado.
A vantagem de ter uma fonte com mais potência do que o necessário é que o desempenho do PC pode ser escalado posteriormente, no caso de adicionar componentes que consumam mais corrente. Dessa forma, você não precisará substituir toda a fonte de alimentação, mas os componentes da placa-mãe poderão ser trocados sem a necessidade de alterar a configuração.
Como calcular a potência da fonte para PC?
A forma de calcular os Watts necessários para alimentar os componentes é através de uma calculadora de potência que soma os diferentes consumos dos componentes e dá um total.
Se for utilizada uma placa-mãe de última geração, com suporte para microchips gen11 ou superiores, pelo menos 2 slots de RAM cobertos, refrigeração líquida, uma GPU potente e elementos decorativos como LEDs, a fonte de alimentação ficará em torno de 750W, aproximadamente.
Ao determinar o número de Watts que você precisa, você terá que somar todos os consumos de energia dos componentes e, como já explicamos, adicionar mais alguns Watts de diferença para compensar qualquer demanda extra de energia.
Também é muito útil calcular proteções extras para evitar sobretensões ou curtos-circuitos, o que ajudará a proteger os componentes internos e dará ao seu PC uma vida útil muito mais longa.
Como evitar problemas energéticos?
Quando se trata de evitar problemas de energia, proteções adicionais precisam ser instaladas junto com a fonte de alimentação. Uma das proteções que já mencionamos é a proteção contra sobretensão, que corta a alimentação quando a rede envia uma tensão superior à potência predefinida da rede.
Por sua vez, outra proteção pode ser configurada através do software, para detectar o ruído proveniente da fonte e também cortar a alimentação caso ela não esteja correta.
Dessa forma, é possível detectar precocemente alguns sinais que podem danificar componentes. Além disso, evita o superaquecimento dos componentes, dissipando mais calor que não é convertido em energia utilizada.
Entre outras dicas úteis, recomendamos também a escolha de uma fonte que tenha boa dissipação de calor e seja construída com materiais de qualidade, para proporcionar um funcionamento mais estável.
Isso é medido de acordo com uma escala de eficiência, que é determinada pelos materiais de que são feitos os componentes internos. Esses materiais são os seguintes:
- 80 MAIS
- 80 MAIS Bronze
- 80 PLUS Prata
- 80 MAIS Ouro
- 80 PLUS Platina
- 80 PLUS Titânio
Os modelos Titanium utilizam componentes com maiores controles de qualidade e melhor eficiência. Dessa forma, também é possível saber como melhorar o desempenho do PC de uma forma muito mais simples e eficaz. Também é possível economizar no consumo de energia, já que tanta corrente não é desperdiçada desnecessariamente.
Onde encontrar fontes de qualidade?
No MercadoLivre é possível encontrar fontes de excelente qualidade por um preço muito bom. Como já mencionamos, você terá que considerar vários aspectos na hora de escolher o dispositivo certo, mas isso não deve ser muito difícil.
Dessa forma, seu dispositivo terá melhor desempenho para sua finalidade.
Também há muitas características a considerar no que diz respeito à forma como os componentes se complementam. Portanto, a eficiência de uma boa fonte de alimentação dependerá de o PC estar bem montado e que os componentes sejam adequados às funções que desempenham.
Deixe um comentário